• Tudo Holanda

Utrecht

No centro da Holanda há  uma cidade que nenhum visitante deve esquecer. Utrecht é uma das cidades mais antigas do país e tem muito a oferecer. Um papa? Sim! Uma igreja que desapareceu pela metade? Sim! Um OVNI pousando em um prédio? Sim! Jardins secretos e passagens escondidas? Sim! E, claro, há canais e você pode fazer um passeio em um barco!

Utrecht recebeu os direitos oficiais como cidade no ano de 1122, mas sua história remonta aos tempos romanos, quando soldados construíram Castellum Trajectum, uma fortaleza que protegia a fronteira norte do Império Romano. Restos desses primeiros dias ainda podem ser encontrados sob a praça Dom, onde missionários construíram a primeira igreja de madeira por volta de 630!

Praça Dom é um lugar especial: se você visitar Utrecht, vai notar a torre Dom (a torre da igreja mais alta na Holanda com 112 metros) em um lado da praça e a igreja Dom no outro lado da praça … por que a igreja e a torre não estão conectadas? Bem, elas foram! Veja o que aconteceu: a atual Igreja Dom foi construída em estilo gótico entre 1254 e 1521. Como a maioria das igrejas na Europa, tinha uma nave conectada à torre. Mas então veio quarta-feira 1 de agosto de 1674: uma enorme tempestade atingiu Utrecht e a parte do meio da igreja foi destruída. Nunca foi reconstruída, e assim a torre e a parte restante da igreja foram separadas para sempre por a Domplein (Praça Dom). Um pequeno fato: o famoso filósofo Erasmus foi ordenado na igreja Dom em 1492!

Em 1579, nobres holandeses se uniram em Utrecht e assinaram um pacto: a Unie van Utrecht, trabalhando juntos contra o rei da Espanha que queria governar a Holanda. Em 1580, rebeldes protestantes atacaram igrejas católicas e destruíram estátuas. Você ainda pode ver traços do movimento iconoclasta na igreja Dom.

Utrecht é agora uma cidade universitária, com a Universidade fundada em 1636, uma das mais antigas da Holanda. As antigas muralhas da cidade foram demolidas, mas o centro histórico ainda tem um fosso ao redor e, em vez de uma parede, tem agora um parque cercando a cidade. Muito lindo!

Para quem gosta de trens? Utrecht sempre foi o coração da ferrovia holandesa e abriga um impressionante Museu Ferroviário. A antiga sede da companhia ferroviária agora adorna com um objeto de arte: um pouso de OVNI no teto. Se você preferir fazer compras, Utrecht tem um dos maiores shoppings centers do país, bem no centro, ao lado da estação de trem.

Há museus, parques, infindáveis quantidades de cafés, bares e restaurantes, igrejas e canais, ruas estreitas com vistas surpreendentes de casas antigas. Há um típico moinho de vento holandês no meio da cidade e tudo isso sem o estresse de Amsterdam, com a multidão de turistas andando por aí e os moradores correndo de bicicleta. E são apenas meia hora de trem de Amsterdam, Haia e Rotterdam.

Bom, último fato divertido: em 1522, o holandês Adriaan Boeyens tornou-se o Papa Adrian VI. Ele nasceu em Utrecht e foi o último não-italiano a se tornar Papa até João Paulo II em 1978! Você pode ver a casa e uma estátua de Adrian VI atrás da praça Dom.


#citytoursnaholanda #utrecht #passeiosguiadosholanda #holanda #cidadesholandesas #guiasnaholanda

 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now