• Tudo Holanda

Um castelo na cidade: Schiedam, a casa do rio

Pensamos em castelos como enormes construções com paredes grossas e altas torres. Mas a realidade da maioria dos castelos é diferente: eram fortificações relativamente pequenas. Sim, eles tinham paredes grossas e torres, mas mediam não mais de 20 por 20 metros e abrigavam não mais do que 30 ou 40 pessoas.

Itália, França e Alemanha estão cheias de centenas desses castelos, mas na Holanda, com seu solo como um pântano, são raras as pesadas construções de pedra. O mais espetacular é o pequeno castelo da cidade de Schiedam, a nova residência do TudoHolanda. O castelo, chamado “Huis te Riviere” (a casa do rio) pode ser pequeno, é muito antigo. Foi construído por volta de 1260 por uma mulher, Aleid van Holland, que comprou a região pantanosa perto do rio Schie. De seu castelo ela controlava o rio, e via esse rio muitos produtos viajavam de e para cidades maiores como Leiden, Haarlem e Delft.

Se você visitar Schiedam hoje, você pode até encontrar as ruínas do castelo, agora integrado na arquitetura moderna da prefeitura. A parte restante é a chamada donjon,  a maior e mais forte torre dentro de um castelo, que serviu como a casa para a família, mas também como uma última linha de defesa. Algumas partes das muralhas do castelo ainda podem ser vistas também. E uma estátua de Aleid, que construiu o castelo, orgulhosamente fica na frente do que antes era sua casa. E assim, de repente, você fica cara a cara com a história e se conecta a um mundo que existia há mais de 750 anos!

#schiedam #holanda #castelonaholanda #tudoholanda #lugaresespeciaisnaholanda

 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now