• Tudo Holanda

Sinterklaas

Como holandês, lembro-me do dia 5 de dezembro como um dos melhores dias do ano. É Sinterklaas, o dia de São Nicolau, o santo padroeiro das crianças. Na Holanda, este dia é tradicionalmente celebrado com presentes para as crianças. Como crianças, nós também éramos mimados com doces como o marzipan, figuras de animais feitas de açúcar e “pepernoten”, que são cookies feitos com cardamomo, cravo, canela, pimenta, manteiga, vinagre, ovos, xarope de caramelo e farinha.

Muitas lendas e tradições se reúnem durante o dia: a história é que Sinterklaas (São Nicolau) está vivendo na Espanha com seus assistentes mouros. Todos os anos, no final de novembro, eles viajam para a Holanda em um barco a vapor. Sinterklaas então usa um cavalo branco para escalar os telhados das casas, deixando presentes ou confeitos para todas as crianças que foram boas. Para obter presentes, você tem que deixar um sapato ao lado da lareira, com um deleite para o cavalo dentro (normalmente uma cenoura ou um pouco de feno) e você tem que cantar canções especiais. À noite, Sinterklaas passará e seus assistentes, chamados Pieten, descerão pela chaminé para recolher sua oferta e deixar um pequeno presente em troca. Isso pode acontecer nos dias anteriores a 5 de dezembro.

No dia 5 de dezembro, Sinterklaas visitará sua família, (geralmente um vizinho ou tio se veste de Sinterklaas, mas também há agências que prestam o serviço. Em nossa família, meu primo mais velho Hans fez as honras). As crianças têm que sentar em seu colo e ele lerá de um livro grande para descobrir se você tem sido bom. Então você recebe um presente.

Isso soa muito parecido com o Papai Noel? É porque a tradição americana de Santaclaus é uma cópia da celebração de Sinterklaas. Até as cores da roupa de Papai Noel são roubadas de Sinterklaas.

Os adultos também comemoram Sinterklaas com presentes, mas eles envolvem os presentes de uma maneira especial e adicionam um poema curto tirando sarro de um erro ou falha de quem vai receber o presente (mais ou menos como o amigo oculto no Brasil, mas com poema). Apesar de presentes no Natal estar se tornando mais popular, Sinterklaas ainda é uma tradição importante na Holanda.

As fotos desta história são do meu álbum de família e foram tiradas nos anos 70.

#dicasdaholanda #dicasdaholanda #papainoelholandes #holanda #sinterklaas

 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now