• Tudo Holanda

Rotterdam x Amsterdam

Paulistas e cariocas são pessoas diferentes. Sempre há rivalidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

Na Holanda, não é diferente: as duas maiores cidades, Amsterdam e Rotterdam, são eternas ‘inimigas’. A rivalidade sempre surge nos jogos entre as equipes locais Ajax Amsterdam e Feyenoord Rotterdam. Em 1970, o clube de Rotterdam foi o primeiro a vencer o maior torneio europeu, depois o Ajax venceu a copa quatro vezes.

Mas a rivalidade é mais antiga: as raízes estão no período após a guerra, quando Rotterdam cresceu rapidamente e superou Amsterdam (e o resto do mundo) como o maior porto e foi a primeira cidade da Holanda com metrô.

Rotterdam desenvolveu uma imagem da honestidade da classe trabalhadora, Amsterdam cultivou as artes e desenvolveu serviços financeiros. Mais tarde, o antigo centro de Amsterdã se tornou uma grande atração turística, enquanto Rotterdam possui uma arquitetura mais dinâmica e moderna. Algumas pessoas em as duas cidades se recusam a falar o nome da outra e usam o código telefônico para se referir: 010 para Rotterdam, 020 para Amsterdam. Um rotterdammer diz a seu amigo: eu tenho que ir para 020 amanhã. O amigo diz: sinto muito por você. Obviamente, existe uma terceira cidade no país, Haia, mas não há rivalidade real por lá.

Parte da equipe TudoHolanda viveu feliz nas três cidades! Mas gostamos do velho ditado: o dinheiro é ganho em Rotterdam, dividido em Haia e gasto em Amsterdam.

#amsterda #guiabrasileiranaholanda #toursnaholanda #holanda #Roterdã #roterdaeamsterdamrivais #amsterdamourotterdam #rotterdam #tudoholanda #rivalidadeentrecidades #guiasnaholanda

2 visualizações
 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now