• Tudo Holanda

O criminoso mais famoso da Holanda

A Holanda é um país tranquilo e às vezes os brasileiros são surpreendidos com o crime aqui. Bem…. Há crime e há alguns casos de grande repercussão, com criminosos de alta periculosidade. Em 9 de novembro de 1983, Freddy Heineken, dono da marca global de cerveja, foi sequestrado em frente ao seu escritório em Amsterdã. Um resgate de 35 milhões de gulden (quase 16 milhões de euros) foi pago e em 30 de novembro alguém deu uma dica à polícia e Heineken e seu motorista foram encontrados vivos.

O caso teve uma enorme cobertura da mídia e, quando os criminosos foram presos, ficaram instantaneamente famosos. Foi um grupo de amigos de Amsterdã. Alguns deles foram presos imediatamente, um fugiu para o Paraguai e dois deles fugiram para a França, mas acabaram sendo presos e sentenciados a onze anos de prisão. Eles foram libertados em 1992 e seus nomes continuaram aparecendo nos jornais: Willem Holleeder e Cor van Hout (que se casou com a irmã de Holleeder, Sonja).

Uma grande parte do dinheiro foi investido em imóveis, por exemplo, no distrito da luz vermelha em Alkmaar, uma cidade ao norte de Amsterdã. A polícia acha que os ex-sequestradores também desenvolveram atividades no tráfico de drogas. Em algum momento a amizade terminou e, em 2003, Van Hout foi assassinado na rua Amstelveen, ao sul de Amsterdã. Naquela época, muitas pessoas que faziam parte da cena do crime em Amsterdã foram mortas. Hoje, Willem Holleeder foi condenado à prisão perpétua por organizar quatro assassinatos, incluindo o assassinato de seu ex-amigo e cunhado Cor van Hout.

Pode parecer uma novela mexicana, mas é tudo real. O sequestro de Freddy Heineken decolou a carreira de Peter R de Vries, o mais famoso repórter criminal do país, envolvendo Bram Moskowicz, possivelmente o mais famoso advogado criminalista do país, e o próprio Willem foi entrevistado no horário nobre da televisão. Hoje, o processo terminou com a sentença de prisão perpétua para Holleeder, mas é difícil imaginar que este será o fim da história.

#crimenaholanda #holanda #Holleeder #tudoholanda

3 visualizações
 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now