• Tudo Holanda

O cinturão da Bíblia na Holanda- Bijbelbelt


A religião é um tema importante na Holanda. Não porque muitas pessoas são religiosas ou vão à igreja. Números recentes indicam que menos da metade da população é membro de uma igreja, e apenas um em cada sete vai à igreja. No entanto … linhas religiosas percorrem o país, dividindo-o em diferentes partes com diferentes culturas.

As principais igrejas da Holanda são a Igreja Católica Romana e a Igreja Protestante. O Islã é uma religião importante também, principalmente por causa da imigração, mas falaremos mais sobre o Islã em um post futuro. Os católicos romanos vivem principalmente no sul, onde o carnaval é celebrado (um grande evento nas províncias do sul de Limburg e Noord-Brabant, mas quase inexistente nas outras dez províncias). Os protestantes vivem principalmente no norte e sua igreja vem em diferentes formas, com diferentes nomes e diferentes formas de vida. O grupo mais interessante é chamado: Gereformeerd.

Cerca de 700.000 pessoas pertencem a este grupo e muitas delas aderem a regras muito rígidas, embora existam diferenças dentro do grupo. Eles rezam antes e depois de cada refeição, também quando comem em um restaurante. Eles vão à igreja semanalmente, às vezes duas vezes no domingo. As mulheres usam vestidos, homens ternos. Às vezes os chapéus são habituais. Muitos deles tomam a Bíblia literalmente, o que significa que eles não reconhecem conceitos científicos como a evolução. Em seus círculos, a homossexualidade é considerada um pecado, ou às vezes até mesmo uma doença que pode ser curada em clínicas especiais. Até recentemente, um partido político ligado a este grupo (SGP) baniu mulheres de cargos políticos.

Suas comunidades concentram-se na província de Zeeland, em uma região ao sul de Rotterdam, ao redor da cidade de Gouda, depois de Utrecht e até a área central de Veluwe. Olhando para um mapa, isso forma uma espécie de cinturão que se estende diagonalmente sobre o país. Nas grandes cidades você não vai notar, mas visitar cidades pequenas como Staphorst, Urk, Rijssen ou mesmo Katwijk (perto de Leiden) em um domingo e você verá uma imagem da Holanda mais autêntica e muito diferente da imagem rasa que Amsterdam oferece.

#historiadaholanda #religiaonaholanda #holanda #curiosidadesdaholanda #cinturaobiblicoholanda

 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now