• Tudo Holanda

Molens- Moinhos

Moinhos- Molens Moinhos, ou na verdade moinhos de vento, são um símbolo da Holanda. Por quê? Talvez porque tenhamos 1200 deles! Talvez porque você pode visitar a maioria deles. Talvez porque os usamos para manter a terra seca, para moer a farinha, para fazer mostarda, gim e óleo. Nós os usamos para serrar tábuas de árvores e até os famosos pintores holandeses, como Rembrandt, dependiam de moinhos de vento: eles eram usados para preparar os pigmentos que os artistas usavam em suas pinturas!


Os moinhos de vento são usados desde 1150 e os moinhos de vento mais antigos sobrevivem por volta de 1440, ou seja, cinquenta anos antes de Colombo chegar à América do Sul! Pouco antes da revolução industrial, havia cerca de 9 mil moinhos de vento na Holanda. Hoje em dia, os moinhos de vento chegam a ser exportados para outros países: nos EUA e no Japão eles construíram moinhos usando o tradicional design holandês, e até no Brasil há um, em Holambra, perto de Campinas, São Paulo. A cidade foi fundada por colonos holandeses em 1948 e agora é o centro da indústria de flores.

Moinhos de vento vêm em várias formas e tamanhos, mas todos eles têm quatro braços, em holandês: wieken. A maioria dos moinhos fica perto de águas abertas, então o vento pode alcançá-los ininterruptamente, também, a água era prática para o transporte de produtos por barco. Alguns moinhos são feitos de madeira e são muito pequenos, outros são feitos de pedra e madeira e são muito altos. Muitos moinhos têm nomes. O mais alto é Walsvisch (a baleia), que fica em Schiedam, perto de Rotterdam. Tem 43 metros de altura e foi construído em 1794. Era usado para fazer genever, que é uma bebida que os ingleses copiaram depois e chamaram de gin, talvez você já tenha tomado gin tonic, ou outro mix com gin.

Em Kinderdijk, uma pequena aldeia a 25 quilômetros de Rotterdam, há 19 moinhos de vento juntos. Eles foram usados para bombear a água da terra baixa para o rio, para manter a terra seca (26% da Holanda fica abaixo do nível do mar e é protegida por diques, os holandeses precisam bombear a água o tempo todo). Kinderdijk é um patrimônio mundial da UNESCO e está aberto aos visitantes. Em Zaansche Schans, uma vila ao norte de Amsterdam, há outro museu a céu aberto com muitos moinhos de vento. Muitos deles têm lojas ou pequenos museus.

#dicasdaholanda #moinhosholandeses #moinhosnaholanda #moinhos #holanda #holandaprimeiromundo

 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now