• Tudo Holanda

Kerststol- O panetone holandês.

Você já comprou seu panetone? Na Holanda o kerststol faz as vezes do panetone. A massa é macia, no recheio vai passas, gengibre em pó, raspas de laranja, amêndoas, frutas secas, nozes, um pouco de cardamomo, baunilha e uma boa quantidade de marzipan. Só de pensar dá água na boca!

A origem do kerststol remonta antes de Cristo quando os povos germânicos, com medo do inverno, do frio e dos dias escuros (o Natal ocorre 3 dias após o solstício de inverno no hemisfério norte), faziam pães em homenagem aos deuses, ricamente preenchidos com produtos especiais, como mel e frutas secas. Foram inicialmente assados ​​em uma forma redonda. A forma alongada (oval) veio depois. Na Alemanha em 1329 já haviam receitas escritas deste pão. Há uma lenda que diz que pessoas estavam morrendo de fome na Alemanha e os padeiros da Holanda enviaram farinha aos padeiros alemães e em sinal de agradecimento estes deram a receita do kerststol, a diferença com o stolen alemão é que vai bem menos manteiga.

Desde então vem se popularizando sendo feitos não apenas no Natal como na Páscoa e também no dia de Pentecostes.

Quem mora na Holanda pode comprar um kerststol hoje no Albert Heijn, por exemplo, por 1.99 €, já no Brasil o preço médio de um panetone de qualidade é mais salgado!

#dicasdaholanda #panetone #stollen #holanda #natalnaholanda #kerststol

0 visualização
 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now