• Tudo Holanda

Karel Appel, o Picasso holandês


Em 8 de novembro de 1948, um grupo de artistas europeus se reuniu no Café Notre-Dame, em Paris. Eles vieram de Copenhague, Bruxelas e Amsterdam e nomearam o movimento que começaram com as primeiras letras de suas cidades: CoBrA. Os artistas queriam voltar ao básico da criação de arte e se sentiram inspirados pela maneira como as crianças desenham. Eles também foram influenciados por artistas como Picasso, Klee, Miró e Kandinsky. O artista holandês mais famoso que fez parte do movimento foi Karel Appel (Amsterdam, 1921 – Zurique, 2006). Appel usou cores primárias, como  Mondriaan. Ele criou um mundo entre realista e abstrato, com pessoas e criaturas coloridas. Seu trabalho não se limita às duas dimensões de uma tela: ele fez esculturas, mas muitas de suas pinturas também são tridimensionais, porque ele pinta a tela em camadas espessas, espremendo a tinta diretamente do tubo, sem usar pincel.

O movimento Cobra terminou em 1951, mas Appel se tornou o artista holandês de maior sucesso do século XX. Suas obras podem ser vistas em Amsterdam, Nova York, Londres .. e no MASP em São Paulo. TudoHolanda viu algumas de suas obras muito perto de casa, no Museu Stedelijk, em Schiedam, a dez minutos a pé de nossa casa. Mas também vimos seu trabalho do outro lado do mundo na ilha de arte de Naoshima, no Japão.

#guiabrasileironaholanda #artenospaisesbaixos #movimentocobra #guiabrasileiranaholanda #CoBrA #appel #arteholandesa #artenaholanda #holanda #guiaholandesquefalaportugues #museusnaholanda #karelappel #guiasnaholanda

2 visualizações
 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now