• Tudo Holanda

Holanda pelo mundo- notícias que rodaram o planeta

Parte 4- a terra dos “gigantes”

A notícia de hoje vem rodando o planeta desde 2015. A Holanda é o país com pessoas mais altas no mundo. Nos últimos 150 anos a população holandesa cresceu cerca de 20 cm. E por quê isso? Com uma grama perfeita para o gado (a raça Friesian, em particular, tornou-se um ícone holandês), a produção e consumo de leite aumentaram, e consequentemente o queijo, que muitas vezes tinha o nome das cidades em que eram comercializados, como Gouda e Edam. Como a produção de laticínios cresceu, seu consumo também teve um curioso efeito colateral: fez da Holanda uma nação de gigantes. Estudos mostram que, em meados do século XIX, o holandês médio tinha cerca de um metro e oitenta de altura; mais curto do que a maioria dos europeus e americanos.

Nos 150 anos seguintes, no entanto, à medida que o consumo de lácteos aumentava, os holandeses passavam por todos os outros. Hoje, o holandês tem em média 1.83m de altura e a holandesa 1.71m. De acordo com o site www.averageheight.coos indonésios são os mais baixos do mundo com 1.58m e as bolivianas com 1.42m. Já os brasileiros têm em média 1.73m e as brasileiras 1.58m. Um holandês alto e famoso é  Carel Struycken, com 2,13 m fez o papel de Lurch, na Família Adams e também o gigante na série Twin Peaks.

Uma figura iconica de um verdadeiro “gigante” está no Wijkpark Oude Western em Rotterdam. A estátua é de Rigardus Rijnhout que nasceu em 1922 e tinha um tumor na hipófise, o que teria causado seu gigantismo. Com 2,37m de altura, 230 kg e sapato nº62, Rigardus sofreu muito bullying, mas nem por isso deixou de ser uma pessoa adorável, sempre simpático, mesmo quando lhe perguntavam se fazia frio “lá em cima”.

#holanda #terradegigantes #maisaltosdomundo #maisaltosdoplaneta #tudoholanda

 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now