• Tudo Holanda

Guerra na Holanda, parte 3: Arnhem, guerra nas ruas

Arnhem é uma cidade agradável no leste da Holanda, a apenas uma hora de Amsterdã, mas perto da fronteira alemã. Se você caminhar pelo centro da cidade, verá edifícios mais modernos do que em muitas outras cidades holandesas. E a razão é sempre a mesma: Segunda Guerra Mundial. Arnhem, Rotterdam, Nijmegen. Foram as cidades mais atingidas pela violência dos alemães e aliados em combate.

A história de Arnhem é a história de uma ponte. No final do verão de 1944, os aliados estavam confiantes. Eles haviam desembarcado na Normandia e os alemães estavam recuando. Um problema eram os grandes rios na Holanda: os aliados precisavam cruzá-los para entrar no território alemão. As grandes pontes estavam localizadas nas cidades de Arnhem e Nijmegen, e o marechal aliado Montgomery pensou em um plano para tomar as pontes de surpresa, usando centenas de aviões e milhares de paraquedistas: a operação Market Garden.

O ataque se tornou um fracasso dramático. Nada foi como planejado, os alemães estavam muito mais fortes do que o esperado e entre 17 e 25 de setembro milhares de soldados e centenas de civis perderam suas vidas nos combates ferozes. Bombas e tanques, mas também pistolas, lança-chamas e até facas foram usados na batalha brutal. Houve confrontos nas ruas, com alemães, britânicos, americanos e soldados poloneses brigando por todas as casas. A destruição foi enorme.

Hoje, a ponte permanece e tem o nome do comandante britânico que arriscou sua vida para ocupá-la: John Frost. Há um pequeno museu ao lado da ponte, e um muito maior nas proximidades, em Oosterbeek. Atrás do museu é um cemitério impressionante para as centenas de jovens que deram a vida pela liberdade da Holanda. O TudoHolanda visitou a cidade, com sua torre de 93 metros de altura da igreja de São Eusébio e os ônibus operados eletricamente em junho, com um grupo de brasileiros. Com seus parques arborizados, estação de trem futurista, ruas comerciais atraentes, grande variedade de bares e restaurantes, e suas atrações relacionadas à guerra, a cidade vale bem a pena uma visita!

#umapontelongedemais #guerranaholanda #guerranaholanda #historiadaholanda #Arnhemholanda #historiadaguerra #holanda #umapontelongedemais #arnhem #segundaguerramundial #segundaguerramundial #historiadasegundaguerramundial #holandanaguerra #historiadaguerra #segundaguerramundialholanda

 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now