• Tudo Holanda

Desastres nos Países Baixos: 4

Holanda (e Bélgica) estão entre os países mais organizados do mundo. Mas, às vezes, desastres ocorrem e deixam os países em choque. Em uma curta série, TudoHolanda relata cinco dos desastres mais graves que aconteceram.

Hoje parte 4: O desastre de Bijlmer

É 4 de outubro de 1992, o Dia Mundial dos Animais. TudoHolanda estava assistindo a um programa de televisão sobre mascotas. De repente, o programa é interrompido para uma mensagem especial: uma aeronave caiu em Amsterdã!

Nas próximas horas, o mundo olha enquanto um fogo envolve um enorme edifício em o Bijlmer, um subúrbio de Amsterdam. Um Boeing 747 da empresa israelense ElAl caiu em cima de um prédio residencial. A especulação começa imediatamente: El Al, Israel? Sera terrorismo? E o Bijlmer? Ali milhares de refugiados ilegais, principalmente da África, encontraram um lar.

A tripulação ElAl de 4 pessoas e 39 pessoas no solo mortos. Mas o desastre abre outras feridas: o Bijlmer é uma parte amplamente ignorada de Amsterdam, com uma população de pessoas pobres, a maioria imigrantes e seus filhos, do Suriname e das Antilhas. Eles se sentem negligenciados pelo governo e pela comunidade holandesa. As pessoas reclamam de sigilo. Há alegações de que o ElAl Boeing estava carregando material nuclear para o exército israelense.

Nas semanas e anos seguintes, o desastre é profundamente investigado, mesmo por uma comissão especial do Parlamento holandês. Um monumento é construído em torno de uma árvore (a “árvore que viu tudo”), são realizadas cerimônias comemorativas. O edifício (e muitos deles) é demolido e substituído por casas melhores.

O Bijlmer mudou para sempre.

#acidenteaereoholanda #acidenteaereoamsterdã #holanda #aviãoElAl #desastreaereoholanda #bijlmer #ElAl #desastreaereo #tudoholanda

0 visualização
 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now