• Tudo Holanda

Desastres nos Países Baixos: 1

Holanda (e Bélgica) estão entre os países mais organizados do mundo. Mas, às vezes, desastres ocorrem e deixam os países em choque. Em uma curta série, TudoHolanda relata cinco dos desastres mais graves que aconteceram. Hoje parte 1: o acidente ferroviário em Schiedam.

É terça-feira, 4 de maio de 1976, de manhã cedo. Pessoas estão a caminho do trabalho, usando os dois trilhos de trem que conectam as pequenas cidades de Hoek van Holland, Vlaardingen e Schiedam ao centro de Rotterdam. Essas faixas são usadas pelos trens locais: uma para trens entranda Rotterdam,  outra para trens saindo da cidade. Há uma complicação: uma vez por dia, um trem internacional usa os trilhos a caminho do terminal de ferry em Hoek van Holland (onde chegam passageiros da Inglaterra). Esse trem sempre muda de uma pista para a outra, para evitar atrasos. É um pouco perigoso, mas com tempo e organização estritos, funciona.

Nesse dia de maio, o trem internacional deixa Hoek van Holland alguns minutos atrasado. E ai: o trilho em direção a Rotterdam é bloqueado por um trem local, de modo que o trem internacional passa no outro trilho. Um trem local se afastando de Rotterdam ignorou um sinal vermelho e está no mesmo trilho. O pesado trem internacional e o leve trem local colidem de frente. O maquinista do trem internacional salta da cabine segundos antes da colisão. Para as pessoas no trem local, não há escapatória: 24 deles morrem, o motorista e 4 outros estão gravemente feridos.

Após o desastre, todos trilhos ferroviários holandês ganharam um sistema de segurança automático. TudoHolanda visitou o monumento do desastre na estação de trem Schiedam-Nieuwland.

#desastrenaholanda #acidentedetremnaholanda #guiabrasileiranaholanda #schiedam #toursnaholanda #historiaholandesa #holanda #acidentedetrem #tremnaholanda #tudoholanda

0 visualização
 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now