• Tudo Holanda

Big Brother

Era 16 de setembro de 1999, o verão terminara na Holanda e muitas pessoas estavam sentadas em suas casas, assistindo à televisão. Naquela noite, um novo show começou, e isso mudaria a televisão para sempre. Naquela noite, o primeiro episódio de um novo programa foi transmitido, mostrando 9 pessoas trancadas em uma casa que estava equipada com câmeras por toda parte: na sala e na cozinha, no jardim, nos quartos, no chuveiro e até nos banheiros. As nove pessoas que moravam lá usavam microfones o tempo todo … foi a noite que o Big Brother começou.

No dia seguinte, os jornais estavam cheios de análise: você pode observar as pessoas 24 horas por dia? Você deveria? Isto é interessante? É ético? Mas dezenas de países compraram o formato holandês, inventado pelo produtor John de Mol, que se tornou uma das pessoas mais ricas e influentes da mídia holandesa. Uma tempestade de publicidade se espalhou em torno do fenômeno Big Brother: as pessoas tentaram escalar as cercas e entrar na casa; um paraquedista aterrissou no jardim; psicólogos e sociólogos disseram que era um experimento perigoso; a primeira garota que saiu da casa apareceu na Playboy no mês seguinte; as pessoas da casa se tornaram celebridades durante a noite. E todos nós estávamos assistindo, o tempo todo. Esta semana, no Brasil, a edição19 do Big Brother começa, e nós vimos o mesmo que as pessoas nos outros 40 países onde o programa existe.

Então, por que a Holanda inventou esse show? Talvez é uma característica da cultura holandesa: andando por uma cidade holandesa, uma coisa é imediatamente clara: janelas. Casas holandesas têm janelas enormes, que mostram tudo dentro. Não há grades ou muros. As janelas são apenas pequenas barreiras de vidro para manter o frio fora, mas não os olhos curiosos das pessoas que passam. Esta forma tipicamente holandesa de abertura faz parte de uma famosa canção holandesa, Het Dorp (a aldeia) de Wim Sonneveld, que canta (em holandês):

Ze wonen in betonnen dozen Met flink veel glas, dan kun je zien

Hoe of het bankstel staat bij Mien En d’r dressoir met plastic rozen

Eles moram em caixas de concreto Com muito vidro, assim que você pode ver Como Mien tem seu sofá E o armário dela com rosas de plástico

Os holandeses nunca lhe dirão quanto dinheiro ganham e poucos dirão em que partido político eles votam, mas eles parecem não ter nenhum problema em mostrar a você o que assistem na TV, ou quando comem, o que comem ou até mesmo como coçar a bunda enquanto eles sentam em suas sofas. Especialmente à noite, quando a rua está escura e as luzes iluminam as salas de estar, não há onde se esconder, e toda a Holanda é uma casa do Big Brother.

Janela holandesa


#bbb19 #bigbrotherbrasil #bigbrotherholanda #holanda #bigbrother #bbb #historiadobigbrother #bigbrotherholandes

2 visualizações
 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now