• Tudo Holanda

Begijnen: as mulheres escondidas dos Paises Baixos

Em várias cidades medievais na Holanda e na Bélgica, você pode encontrar um lugar chamado “Begijnhof” ou “Bagijnhof”. Normalmente, você entra por um portão ou porta que não chama muita atenção. E por trás dessa porta você encontra um jardim exuberante com pequenas casas de contos de fadas ao redor. Por um momento você acha que voltou no tempo 300 anos. Há bancos de madeira, flores em vasos. Há uma pequena capela. Então, que tipo de lugar é esse? É um mosteiro?

Quase, mas não. As beguinas são mulheres religiosas que viviam em comunidade sem fazer votos eternos ou se aposentar do mundo. Então, basicamente, eles viviam como freiras enquanto que fizessem parte da comunidade, vivendo no isolamento e segurança do Begijnhof, mas estavam abertos ao casamento e a uma vida “normal” fora da comunidade. Se uma beguina quisesse se casar, ela poderia, mas teve que deixar permanentemente o Begijnhof algum tempo antes da cerimônia de casamento. Cornelia Frijters foi a última Beguine na Holanda. Ela morreu em 1990, sem se casar, em Breda.


Os Begijnhoven começaram na Idade Média e muitos receberam o apoio da igreja. Às vezes uma abadessa tomava conta da comunidade, que ganhava dinheiro ensinando meninas, fazendo renda ou branqueando roupas e lençóis  (muitos Begijnhoven têm um campo especial para isso). O Begijnhof em Amsterdã é um dos mais famosos, mas há muitos outros: há 27 na Bélgica! Na Holanda, o Bagijnhof em Delft hoje em dia é um estacionamento e em Haarlem é parte da Zona Vermelha! TudoHolanda realmente recomenda o Begijnhof em Breda, é um dos lugares mais bonitos que você pode visitar na Holanda!

#amsterda #citytoursnaholanda #guiabrasileironaholanda #begijnhof #guiabrasileiranaholanda #toursnaholanda #holanda #citytouramsterdã #citytouramsterdam #begijnen #guianaholanda #passeiosnaholanda #tudoholanda

 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now