• Tudo Holanda

Arte nos PaísesBaixos: Maurits Escher, o hipster da arte holandesa.

Uma paisagem em preto e branco, mudando para blocos abstratos, mudando para animais. Uma casa cheia de escadas que se conectam, mas ao mesmo tempo continuam subindo e subindo, ou uma mão segurando uma esfera refletindo o artista fazendo um auto-retrato. A maioria de nós está familiarizada com as obras de Escher.

Maurits ‘Mauk’ Escher nasceu em 17 de junho de 1898 em Leeuwarden, uma cidade no norte da Holanda. Seu pai era engenheiro e passou anos trabalhando no Japão. Um de seus meio-irmãos era professor de geologia na Universidade de Leiden. Mauk Escher não teve sucesso na escola secundária e abandonou um curso na Universidade de Delft. Ele finalmente encontra seu lugar na escola de artes decorativas em Haarlem, onde seu talento para a arte foi reconhecido e ele recebeu o conselho para se especializar em xilogravuras.

O ano de 1922 é essencial: Escher viajou pela Itália e Espanha e foi fortemente influenciado pela arte, arquitetura e paisagens que ele visitou. Os desenhos decorativos da Alhambra de Granada, com repetidas formas entrelaçadas e simetria geométrica, despertaram seu interesse e o inspiraram. Ele voltou à Itália para morar lá, de 1923 a 1935. Suas muitas viagens levaram a mais inspiração e refletem-se em suas obras de arte: casas na costa amalfitana, por exemplo, aparecem com destaque.

A ascensão do fascismo levou Escher para fora da Itália e depois de períodos na Suíça e na Bélgica, ele se instalou em Baarn, na Holanda. Escher morreu em 1972, deixando sua esposa suíça Jetta Umiker e três filhos.

Por muito tempo, o trabalho de Escher não foi apreciado como arte, mas no século 21 suas obras tornam-se imensamente populares, com exposições realizadas em todo o mundo. Uma exposição no Rio de Janeiro em 2011 atraiu quase 600.000 visitantes! O melhor lugar para ver suas obras é no museu “Escher in het Paleis” (Escher no palácio), no centro de Haia. Um antigo palácio da família real abriga dezenas de suas obras e uma loja com uma enorme variedade de livros, postais, cartazes e outros itens.

Escher inspirou artistas, mas também matemáticos e outros cientistas. E, claro, seus desenhos de escadarias ajudaram J.K. Rowling pensar na escola de Harry Potter com escadas em constante mudança. O próprio Escher, com sua barba característica, agora é copiado pelos hipsters ao redor do mundo.


#dicasdaholanda #museusnaholanda #artenaholanda #arteholandesa #toursnaholanda #arte #holanda #mauritsescher #arteholandesa #escher #museusnaholanda #tudoholanda

 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now