• Tudo Holanda

Aposentadoria na Holanda

Hoje em dia no Brasil, a legislação sobre a aposentadoria é uma fonte de debate acalorado. TudoHolanda estava assistindo as notícias locais e descobriu que aqui na Holanda tambem é um tema quente, assim como em todo o mundo. Vamos começar com alguns números, fornecidos pela OCDE, a organização da ONU para desenvolvimento econômico e cooperação.

As aposentadorias mais generosas são encontradas na Holanda, na Turquia e na Croácia, onde os aposentados ganham a mesma quantia do que quando estavam trabalhando, ou até um pouco mais. Por outro lado, no Reino Unido, os aposentados recebem apenas um terço do que ganhavam enquanto trabalhavam. A média na Europa é de 71%.

Mas a maioria dos sistemas de pensão enfrenta o mesmo problema: as pessoas vivem mais tempo. Segundo o Banco Mundial, os seis maiores sistemas previdenciários do mundo estão nos EUA, na Austrália, no Japão, no Reino Unido, no Canadá e na Holanda, e todos estão em apuros! As pessoas vivem mais, então os fundos de pensão precisam pagar mais. Com menos crianças nascendo para formar o grupo de trabalhadores, e mais pessoas dependendo de uma aposentadoria no futuro, um grande problema vai acontecer: especialistas falam de uma bomba quando o tema é aposentadoria.

Então, o que esses países estão fazendo? Primeiro de tudo, a idade de aposentar está subindo. Isso soa familiar, não é? Agora, a diferença: no Reino Unido, a idade de aposentadoria sobe de 65 para 66; na Holanda, a idade da aposentadoria está aumentando lentamente de 68 para 71 anos, para homens e mulheres! Alemanha e Bélgica estão mudando para 67 anos. Países como Portugal e Itália ficam com 65 para homens e 60 para mulheres.

Voltando às notícias na Holanda: o ministério de assuntos sociais e trabalho vinha negociando há anos com sindicatos e empregadores, mas não conseguiu chegar nem concordar com as modificações no sistema de pensões.

Todos concordam que a idade da aposentadoria tem que subir (o que parece razoável, dado o fato de que as pessoas começam a trabalhar mais tarde, depois da universidade ou de outro treinamento, e vivem muito tempo mais). Mas quantos anos deve ser o aumento? E com que rapidez isso aumenta?

Além disso, ter a mesma idade de aposentadoria para homens e mulheres parece lógica em nossa era de igualdade de gênero. Mas muitos assuntos são difíceis: alguns trabalhos que você simplesmente não pode fazer nos seus sessenta anos, como construtor, bombeiro e várias outras profissões têm limites de idade diferentes. Mas que trabalhos devem ser incluídos? Ou você pode pedir a essas pessoas para fazer outro trabalho? Os bombeiros não conseguem subir uma escada aos sessenta anos, mas poderiam fazer inspeções de segurança ou poderiam trabalhar em prevenção e educação de incêndios? E pessoas que trabalharam quarenta anos, deveriam receber uma pensão, independentemente da idade? E o que fazer com pessoas que nunca foram empregadas? Ou pessoas que só se juntaram à força de trabalho depois, como expatriados e imigrantes? Ou pessoas que deixam o país quando atingem a idade de aposentadoria?

O estadista alemão Otto von Bismarck é creditado com a introdução da primeira pensão oficial do estado, em 1889. Desde então, no mundo todo, as aposentadorias tornaram-se um sistema libertador, mostrando respeito pelos idosos e aumentando enormemente a qualidade de vida. Mas, com a mudança das economias e da demografia, as gerações anteriores foram excessivamente generosas para seus pais e para si mesmas, à custa de seus filhos e netos? Vamos esperar que as soluções sejam acordadas antes que as bombas de tempo explodam.

#aposentadorianaholanda #holanda #pensao #aposentadoria #aposentadorianaeuropa

0 visualização
 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now