• Tudo Holanda

Amsterdã: quatro lugares para nunca esquecer!

Perto do centro de Amsterdã, há quatro lugares de enorme importância para a Guerra e a Memória: a cinco minutos a pé estão o Museu da Resistência, o Hollandse Schouwburg (Teatro Holandês), o Museu do Holocausto e o monumento de Auschwitz. Tudo Holanda gostaria de compartilhar a impressionante experiência de visitar esses quatro lugares.


1: O museu da resistência: não espere tanques, canhões ou aeronaves. A Holanda foi ocupada por 5 anos, de maio de 1940 a maio de 1945. Não havia tanques ou aeronaves. Heróis silenciosos falsificavam documentos para amigos judeus. Havia velhinhas escondendo pilotos britânicos no sótão. Havia secretárias escrevendo, imprimindo e distribuindo jornais ilegais que combatiam a desinformação da propaganda nazista. Havia amadores de rádio enviando informações aos aliados. Na Holanda ocupada, todas essas atividades eram puníveis com a morte e muitas pessoas pagaram esse preço.


O museu da resistência possui documentos, jornais, fotografias e alguns objetos originais. Você pode ver as chaves falsas usadas para um ataque espetacular que a resistência fez em uma prisão para libertar outros combatentes da resistência. Existem armas escondidas em livros e carrinhos de bebê. Há a história de um grupo de resistência que atacou o Registro, onde os nazistas podiam encontrar todos os detalhes sobre os holandeses que eles queriam perseguir. O museu está localizado em frente ao prédio (agora parte dos escritórios do zoológico). O ataque foi bem sucedido. Os arquivos importantes foram incendiados. Os bombeiros trabalhavam o mais devagar possível para ajudar a resistência. Dias depois, os nazistas prenderam e torturaram algumas das pessoas envolvidas. Todos foram presos, a maioria foi baleada. O museu também mostra a ascensão do NSB, os apoiadores nazistas holandeses e sua propaganda. Muitos voluntários nazistas holandeses conseguiram o que mereciam: morreram muito longe na frente oriental.


2: Ao virar da esquina está o Hollandse Schouwburg, um teatro. Agora é uma concha vazia, que força você a ficar quieto e mostrar respeito. Durante a guerra, a maioria dos judeus foi levada para esse local antes do transporte para os campos onde a maioria deles seria destruída. Para muitos, foi o último lugar em que passaram algum tempo juntos como famílias. Famílias despedaçadas foram deportadas de bonde para a estação central, plataforma um, e daí para vários campos de transporte na Holanda e depois para Sobibor, Bergen Belsen, Ravensbruck, Mauthausen, Auschwitz. 3: Em frente ao teatro havia uma escola. Agora é o museu do Holocausto. Dentro fotografias, histórias, filmes e objetos contam a história da destruição da Amsterdã judaica. A parte mais impressionante é o pátio ou o playground nos fundos: é aqui que os verdadeiros heróis agem. Muitas crianças judias ficaram em um berçário ao lado enquanto seus pais estavam no Hollandse Schouwburg aguardando a deportação. Um grupo de professores e babás ajudou muitas crianças a atravessar o muro do berçário até o patio da escola (que agora é o museu). De lá, eles foram contrabandeados para famílias que os acolheram. Desse modo, centenas de crianças escaparam do Holocausto, bem debaixo dos narizes dos nazistas. 4: A cinquenta metros do museu existe um pequeno parque, chamado Wertheim Park. Entre nos portões, siga o caminho, até o monumento Nooit Meer Auschwitz (nunca mais Auschwitz) do artista Jan Wolkers. Foi colocado no parque em 1993. Consiste em espelhos quebrados no chão, refletindo uma imagem distorcida do céu. Desta forma, o artista quer simbolizar o céu acima de Amsterdã, que nunca será claro e inocente novamente. Sempre haverá a cicatriz de 140.000 judeus holandeses que foram deportados. Quase 102.000 deles nunca retornaram. Amsterdã (e Holanda) tem muitos outros lugares de importância relacionados à Segunda Guerra Mundial.  TudoHolanda oferece passeios especializados em português em Amsterdã, Roterdã e Haia. Contate-nos!

#guerranaholanda #guiabrasileironaholanda #touremrotterdam #historiadaguerranaholanda #touremroterda #guerraemamsterdam #toursnaholanda #historiaholandesa #holanda #touremamsterda #guiaholandesquefalaportugues #historiadaguerraemamsterdã #turismonaholanda #tourdaguerra #guiaemamsterdam #turismobelico #guiasnaholanda

 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now