• Tudo Holanda

Advocaat

Em holandês, a palavra ‘advocaat’ tem dois significados: mais comumente, significa advogado. Mas advocaat é também o nome de uma bebida alcoólica, comparável à gemada inglesa, um coquetel feito de gema de ovo, leite, açúcar e álcool. Enquanto a gemada contém clara de ovo, advocaat não.

E o álcool na gemada é opcional, em advocaat é um ingrediente principal. A gemada é um doce tradicional de Natal, mas o advocaat é consumido durante todo o ano, especialmente por mulheres idosas, que o consomem coberto com chantilly, com uma pequena colher. Elas falam de ‘advocaatje’ usando a palavra diminutiva.


O nome advocaat tem duas explicações. Alguns dizem que é por causa do trabalho dos advogados: advocaat é assim chamado porque é um bom lubrificante para a garganta e, portanto, considerado especialmente útil para um advogado, que deve falar muito em público. Outros acreditam que a origem está na era colonial: a bebida pode ter origem nas Antilhas, onde os abacates (em holandês: avocados) eram misturados com açúcar e álcool. Mais tarde, os marinheiros introduziram a bebida na Holanda, onde os abacates foram trocados por ovos, porque a fruta não estava disponível. E assim: avocado mudou em advocaat.

Com uma percentagem de álcool de cerca de 14 por cento, o advocaat é um pouco mais forte do que a cerveja, mas é mais fraco do que a maioria dos vinhos. Ultimamente, está se tornando mais popular para pessoas mais jovens e homens também. Se você é oferecido um copo em uma festa, divirta-se! Se você quiser experimentar em casa: uma garrafa de advocaat de qualidade, marca Zwarte Kip, custa entre quatro e cinco euros por meio litro. Servido com chantilly, é um prazer, especialmente no inverno!

#advocaat #comidanaholanda #holanda #tudoholanda #comidaholandesa #comidaholandesa #gemadaholandesa #gemada #tudoholanda

7 visualizações
 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now