• Tudo Holanda

A terceira casa de Anne Frank

É um dos edifícios mais conhecidos de Amsterdam: a Casa de Anne Frank na Prinsengracht. É um monumento impressionante para a garota que descreveu em detalhes como era a vida das pessoas escondidas do nazismo. É um centro de documentação sobre Anne e sua família, mas também sobre a perseguição de judeus durante a segunda guerra mundial e o anti-semitismo de hoje. É também uma grande atração turística, com mais de um milhão de visitantes por ano. Anne Frank e sua família foram tiradas do anexo da casa em 4 de agosto de 1944. Anne, sua mãe e sua irmã morreram em campos de concentração em 1945.

Para alguns, há uma casa mais importante em Amsterdam. É a casa na Merwedeplein, onde Anne viveu uma vida feliz quando jovem. É a casa onde ela viveu em liberdade pela última vez, até julho de 1942. Uma estátua de Anne com seus pertences em uma mala está no meio da praça, 4 pedras com os nomes e destinos de Anne e sua família marcam a calçada em frente da casa.

Essas pedras são chamadas de Stolpersteine, ou pedras do tropeço, e fazem parte de um enorme monumento que o artista alemão Gunter Demnig está criando em toda a Europa. Mais de 60.000 pedras em diferentes países marcam o local onde as vítimas do nazismo viviam, trabalhavam ou foram presas.

TudoHolanda visitou outro lugar de importância: depois que os nazistas chegaram ao poder na Alemanha, a família de Anne tentou fugir. O pai de Anne, Otto, finalmente foi para a Holanda preparar a fuga de sua família. Enquanto isso, Anne, sua irmã Margot e sua mãe Edith passaram algum tempo em Aachen, na Alemanha, onde moravam com a avó de Anne. A casa não existe mais, mas perto do local onde estava, tem três pedras na rua. Essas pedras podem ser pequenas, mas são um forte lembrete do que aconteceu na Europa há 75 anos.

Aachen é um marco da história, facilmente acessível a partir da Holanda, por trem de alta velocidade de Amsterdam ou Utrecht, ou por trem local de Maastricht.


#holanda #annefrank #terceiracasadeannefrank #stolpersteine #tudoholanda #pastorplatz

 

©2020 by Tudo Holanda. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now